domingo, 25 de abril de 2010

INFO'S SOBRE FATORES DO AMBIENTE EXTERNO

Que fatores externos podem interferir em qualquer negócio sem que possamos intervir? Quais são estes fatores? Uma forma muito mais fácil de você aprender, são os DENTPS (demografia, economia, natureza, tecnologia, político e sócio-comportamental).
Como esses fatores afetam um empreendimento ou planejamento? Vamos por partes então.
Demografia: em geral tem haver com a população e suas variáveis, como etnias, faixa etária, aumento do número mundial da mesma e por aí vai. O mercado vive por causas de pessoas e suas atitudes de vida portanto, com certeza ficar de olho em tudo que está ligado com a demografia ajuda a minimizar prováveis prejuízos na sua empresa.
Economia: sobre esse assunto não preciso nem comentar pelo simples fato da recente crise mundial que afetou a maioria das empresas que não estavam preparadas para tal acontecimento.
Natureza: todos já sabemos que devemos preservar o planeta onde vivemos, até porque se continuármos agindo da forma que fizemos estaremos nos matando. Para se ter ideia em 1961 o soviético Yuri Gagarin viajou para o espaço pela primeira vez na história e fotografou a Terra vista de lá e na volta disse para que olhássemos para a "nossa" casa, continuo a frase comentando que se continuármos à destruir "nossa casa" dessa forma não sobreviveremos. Não preciso nem comentar mais sobre o assunto e como isso pode afetar seu empreendimento, você já deve ter entendido a seriedade da questão.
Tecnologia: estamos à vários anos na era da tecnologia onde cada nova tecnologia estamos "obrigados" a nos adequar caso contrário somos engolidos pelos concorrentes que se adaptam e buscam cada dia mais e mais tecnologias para se diferenciarem. Sabe-se que é uma era revolucionária que veio para ajudar no crescimento das empresas e pessoas, portanto à não adaptabilidade causará riscos infinitos, o que as empresas não desejam.
Político: se refere as burocracias e dificuldades que as empresas enfrentam com o lançamento de qualquer produto.
Sócio-comportamental: como já diz o nome refere-se a cultura de cada região ou país onde se tem desejo de comercializar um produto, por exemplo, o caso da Perdigão quando quis exportar para Israel teve que alterar as cores das embalagens dos produtos para que pudessem comercializar no país, pois as cores tradicionais da Perdigão contêm a vermelho como cor predominante e Israel por viver em conflito com a Palestina que tem o vermelho em sua bandeira impôs algumas condições e essa foi uma delas.
Adaptação e estudo são as palavras para controlar os DENTPS.
Arrebenta, pois VISÃO INTELIGENTE É UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO!

sábado, 24 de abril de 2010

INFLUÊNCIA!

Um líder, na minha opinião, somente é líder se têm influência sobre os outros, por méritos e não por hierarquia corporativa. O líder nato é aquele que sem fazer "força" as pessoas o escutam e seguem, sem resistência pois enxergam que é o melhor a ser feito. O líder por hierarquia não consegue passar um conteúdo que inspire as pessoas a seguirem e se utiliza do cargo ocupado para que seus desejos sejam cumpridos obrigatoriamente. Líder de verdade é empolgante, cativante, ouvinte das pessoas para ajudar na sua tomada de decisão. O ato de influenciar é muito particular pois, algumas pessoas já nascem com esse dom, mas não é impossível se modelar para que seja uma pessoa influente/líder. Uma pessoa para tornar-se líder em primeiro lugar tem que saber o real objetivo de se tornar um líder, porque se está buscando simplesmente autonomia ou obediência de seus colaboradores ou seguidores para benefício próprio está mexendo na área errada. John C. Maxwell, guru atual no assunto liderança, diz e assino embaixo que o líder serve para levar as pessoas aonde elas desejam e não em benefío próprio. O segundo passo para se tornar um líder é ser um estudioso da sua área, entender do assunto porque ninguém vai querer ser liderado por um outro alguém menos capaz e pouco inteligente; em seguida: ATITUDE e força de vontade para atingir seu objetivo maior (que deve ser liderar pessoas para atingirem um objetivo geral das mesmas).
Algumas dicas excelentes de autores/gurus de liderança são: John C Maxwell (As 21 irrefutáveis leis da liderança), Stephen Covey (Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes), James Hunter (Como se tornar um líder servidor).
VOCÊ É CAPAZ DE TUDO! VISÃO INTELIGENTE. UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O SONHO DO EMPREENDIMENTO PRÓPRIO!

Às vezes as pessoas têm um sonho de montar um negócio próprio, se empolgam com as idéias mas, se deparam com a falta de recursos para colocar de pé esse negócio, empreendimento.
A primeira decisão à ser tomada é o que realmente você quer com esse seu "sonho". Que esse empreendimento se torne algo grandioso com horizontes invejáveis, totalmente rentável e eficaz ou se é simplesmente um "sonho" para ser seu próprio patrão e não ter que dever explicações para ninguém.
Partindo do presuposto que você almeje a primeira opção (que na minha opinião é o que todo empreendedor DEVE pensar antes de "constituir" uma empresa), você deverá captar o maior número de informações possíveis sobre o ramo de atividade que você deseja iniciar, como por exemplo quem são seus concorrentes diretos e indiretos, quais os diferenciais que eles oferecem para fidelizar os clientes, custos do empreendimento, que tarjet você quer atingir, como é e está o mercado em que deseja atuar e por aí vai. Depois vem a parte do plano do seu negócio ou business plane - a parte mais interessante - o que deve ser feito e em que sequência para que o seu objetivo seja superado. Isso envolve muito conhecimento e técnica pois, se essa etapa não for feita corretamente, creio com 100% de certeza que o empreendimento não dará certo à curto prazo, nem para custear os investimentos desprendidos até então, quanto muito à longo prazo.
Após o business plane pronto é hora da execução, hora da prova dos "9" para o sucesso do seu negócio. Seguindo à risca todas as fases do seu business plane e se adequando aos imprevistos que surgirão, com certeza seu SUCESSO está garantido.
Outro detalhe para a continuidade do seu empreendimento, depois que já estiver em funcionamento, é o feedback - seja ele por meio dos seus colaboradores ou mesmo dos clientes dependendo do caso - pois é através do mesmo que você conseguirá mensurar e dar continuidade ou fazer correções no seu business plane.
Raramente uma pessoa consegue fazer todo esse serviço sozinho, e é por isso que existem os Consultores ou Administradores de empresas. Procure um que entende e estude o seu negócio ou ramo de atividade. Busque auxilio e tenha EXCELÊNCIA no seu empreendimento. VOCÊ É CAPAZ! TENHA UMA VISÃO INTELIGENTE. ARREBENTA E TENHA SUCESSO!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

COMPROMETIMENTO É ESSENCIAL!

O sucesso em qualquer meta proposta seja por você mesmo ou por sua empresa depende totalmente do comprometimento de TODOS os envolvidos. Quem já leu o livro A meta, do físico israelense Eliyahu Goldratt entende muito bem sobre esse assunto, quando mostra que a essência do sucesso em uma meta, num plano ou planejamento é o total COMPROMETIMENTO de toda hierarquia corporativa envolvida.
Mas o que faz as pessoas se comprometerem hoje em dia com uma meta ou planejamento? Onde os mesmos tem uma visão (ou certeza), de que eles simplesmente farão seu trabalho, não importanto o quanto se "entreguem" para o mesmo, somente serão recompensadas com um "É SEU DEVER FAZER O MELHOR PELA NOSSA EMPRESA, ISSO CONSERVA SEU EMPREGO". Porém as pessoas sabem disso mas elas precisam ser recompensadas pelo que fazem, pela entrega que dão à empresa, seja essa recompensa financeira ou mais importante, que elas se sintam "proprietárias", importantíssimas para a concretização dessa meta ou planejamento. Valorize seus colaboradores, veja o quanto realmente eles são fundamentais para o crescimento sustentável da sua empresa. E acima de tudo, mostre com firmeza que você reconhece isso! Cabe à você criar esse ambiente de comprometimento e entrega que leva à FELICIDADE das pessoas envolvidas nesse projeto e à EXCELÊNCIA do projeto.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

MUITO MAIS QUE CLIENTES!

Hoje em dia todo mundo já sabe que para uma ótima tomada de decisão é de fundamental importância ter em mãos o maior número de informações de seus clientes, para assim poder transformar essas informações em dados e por consequência ajudar na conclusão de um plano ou planejamento. Busque todo tipo de informação sobre seus clientes, seja em uma simples conversa cara a cara ou com relatórios antigos e complexos.
O importante de se buscar informações diretamente com o cliente é que você ganha credibilidade e confiança por estar mostrando interesse pelo mesmo, mas não esqueça de fazer isso com paixão, com entusiasmo, caso contrário você não irá atingir seu objetivo maior. Crie esse vínculo de confiança com seu cliente, porque é através dele que você atingirá o seu ápice profissional. E não esqueça: VOCÊ É CAPAZ! CONFIE EM VOCÊ! VISÃO INTELIGENTE. UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO!